sábado, 3 de janeiro de 2026

Então era desse jeito?

 

Então era desse jeito? Também havia pessoas do outro lado com iguais direitos? Desde quando?  Quem sabe quando garoto de colégio! Foi nesse momento que ítalo estranhou o cuidado com que Edu, um colega de ocasião, era tratado, com mimos e puxa-saquismos, causando até um pouco de inveja. Teve que segurar o ímpeto, que conter-se, não quisesse escândalo. E assim, a partir daí, poder se conduzir e respeitar o rival no caso. Um primeiro foi André, que, ao contrário de Ítalo, sabia mergulhar. Mas o garoto era de uma nobreza, que nem podia se levar em conta, porque era de inveja boa.  Já não podia mais ver como um outro lado. Era um igual com os defeitos e as qualidades.  Marquinhos, num jogo do dente-de-leite, fez um golaço testando uma bola que vinha de uma cobrança de escanteio. De forma natural, testou, guardou, debaixo de suas fuças. Tantos outros exemplos podiam ser arrolados, mas a surpresa foi só no começo, depois teve que se acostumar.

Causava medo ao se sentir esgueirar em direção ao desconhecido, em um ponto oposto ao domínio comum. Um assombro passageiro, graças a Deus. O problema que esse passageiro era uma eternidade. Até que tivera tempo de se corrigir, mas ninguém que se cuidasse de tal empreita aparecia, senão para tão-somente lhe apontar os erros.

- Depois da batida do carro, fica fácil dizer – pensou ítalo.

Andara até ensaiando ser tipo um soldado espartano. De posicionar-se à hora do Hino Nacional, texto bem decorado em liturgia e tudo mais, mas não, de uma vez a quebra, o rompimento, a figura de um antissocial, em vulto crescente, de cigarro aceso entre os dedos, de gritos na plateia ao convencionalismo, a tudo que era careta. Considerava os livros de moral e pensamentos, no estilo de Cícero, irrelevantes. Nem tinha paciência com os clássicos.  Era impensável imaginar o mundo sem a calça boca de sino e sem o rock. Só mais tarde entenderia a relevância do método beneditino; antes disso, não passava de um asdfg-asdfg, sofrendo ao ouvir o som e ver o tocado impecável, em vez de um simples turuntuntum do violão.

No entanto, agora se buscava seguir a cartilha do bom senso, reconhecendo a importância de certos costumes, como a educação física pura e simples, o convencionalismo, prática que se consolidou pela economia de testagem adotada pela humanidade.

 Nesse momento, quando se buscava o efeito de uma deflagração, se avançava para o portão de saída, sem tempo sequer para uma recomendação. Somente agora foi possível entender a vida que seguiu seu curso natural, como uma enxurrada que encontrasse seu lugar e revelasse até mesmo seus aspectos ocultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário